Home » Educação, Making of

A educação indígena

18 fevereiro 2011 2.398 visualizações Sem comentários

Gravação na Escola Indígena

Uma das passagens para o episódio A Educação e o Mosca Morta, acontece em uma escola na Reserva Indígena Mbya-Guarani, que pertence a um dos principais núcleos de conservação da mata atlântica no estado de Santa Catarina, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro.

Lá, o professor Adão Antunes dá o seu depoimento acerca da educação Guarani, que aponta como base um trabalho formado na vivência, na prática e na experimentação. O desenho é um dos métodos utilizados, os professores seguem em aula contando antigas histórias e os alunos, reproduzem em desenhos.

Segundo o professor, esta é uma maneira de poder contar as suas próprias histórias cabendo aos professores, a responsabilidade de ouvir os mais velhos da aldeia para trabalhar esse contexto junto dos alunos sempre respeitando a comunidade e a natureza. Contam ainda com o apoio de ONGs e com uma série de eventos e participações em educação ambiental.

Tags: , , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.