Home » Depoimentos, Espiritualidade

Nós nascemos para nos formar

10 fevereiro 2011 5.812 visualizações Sem comentários

Para dar início na elaboração do roteiro para o episódio A Espiritualidade e a Sinuca, escrito por José Roberto Torero e Marcus Aurélios, foi utilizado como base o depoimento de Mario Sérgio Cortella, educador, filósofo e autor de diversos livros sobre educação.

Em um dos trechos do seu depoimento, Cortella fala da nossa formação e, discorda da frase que diz “quanto mais uma pessoa vive, mais velha ela fica.” Em cima deste argumento ele dá o seguinte depoimento:

Mario Sérgio Cortella: “É preciso lembrar que nós nascemos para nos formar. Ninguém nasce pronto e vai se gastando. Você nasce pronto e vai se fazendo. Eu, Cortella, em 2010, sou a minha mais nova edição. Eu não nasci pronto e vim me gastando. O que nasce pronto e se gasta é fogão, sapato, geladeira… Desse ponto de vista, a gente pode se inventar e reinventar. Eu não sou determinado. Mesmo que Freud um dia tenha brincado que biologia é destino, ele se referia à coisas mais específicas. Nós somos um ser em construção. E para brincar de novo, mas agora com Umberto Eco, eu destaco a frase ‘nós somos uma obra aberta’. E enquanto uma obra aberta, é preciso saber que, se nós somos capazes de inventar a indecência socioambiental, nós podemos inventar a decência. Os mesmos meios que nos permitiram uma tecnologia que eventualmente é maléfica, destrutiva, predatória, com uma perspectiva de sociedade que em muitas regiões do planeta não se dá no conjunto da vida, pode nos trazer uma tecnologia que seja capaz de fazer com que possamos nos educarmos reciprocamente na descontrução do modo como sociedades vem atuando.”

Tags: , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.