Home » Making of, Outra, Produção

Agricultura orgânica já é uma realidade no Brasil

9 fevereiro 2011 2.029 visualizações Sem comentários

Um dos exemplos utilizados na elaboração do roteiro para o episódio A Produção e o Cocê de Minhoca, foi o caso do pequeno agricultor orgânico Roberto Taíra. Ele vinha da agricultura convencional até que em 1997, sofreu uma grave enchente e perdeu 95% de toda a sua plantação. Ao retomar as atividades ele questionou sua atuação no mercado e partiu para a agricultura orgânica. Mesmo com funcionários descrentes até os tempos atuais, ainda duvidam como se pode colher sem adubo, que junto da utilização de agrotóxicos diminuiria a perda e aumentaria a produção.

Atualmente, o mercado de alimentos orgânicos no Brasil chega a movimentar um valor estimado em US$ 300 milhões, o que corresponde a 19 mil produtores que já fazem parte do segmento, utilizando 800 mil hectares de áreas para o plantio orgânico. Mas isso, corresponde apenas a 3% do total das terras do país.

De acordo com o produtor Roberto Taíra, hoje quem sobrevive são as grandes produtoras ou, as muito pequenas, de nicho, como as plantações de bananas orgânicas, por exemplo. Para ele, o médio produtor tende a desaparecer do mercado.

Tags: , , , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.