Home » Consumismo, Depoimentos

Tenho o que todos desejam, logo, todos me desejam

19 janeiro 2011 1.985 visualizações Sem comentários

Você certamente conhece o significado da palavra consumo, mas talvez nunca tenha parado para pensar no que este termo realmente significa. O verbo “consumir”, segundo os dicionários, significa destruir (-se), gastar (-se), abater, enfraquecer e por aí vai. Já o termo consumismo, está associado ao ato exagerado de consumo, na utilização de bens materiais para satisfação das necessidades econômicas do homem.

Normalmente, a palavra está associada ao ato da compra, sendo que está etapa é apenas uma parte do consumo. Antes dela é preciso decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir.

Paulo Vaz, nosso consultor para o documentário Consumismo, fala de Falsa Necessidade versus Verdadeira Necessidade e do quanto nós realmente precisamos consumir. Uma das teorias que ele aborda está ligado diretamente ao sistema capitalista ao qual fazemos parte. Segundo o consultor, é preciso adquirir aquilo que todos desejam ter mas que poucos efetivamente terão.

Assista ao depoimento do consultor:

Fonte: Instituto Akatu pelo consumo consciente; Melhoramentos – dicioinário da língua portuguesa

Tags: , , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.