Home » Depoimentos, Poder, Vídeo

O Parque Indígena do Xingu e o “abraço da morte”

18 janeiro 2011 2.044 visualizações Sem comentários

Beto Ricardo, juntamente com Márcio Santilli, nossos consultores para o documentário Poder, nos propõe um questionamento acerca do desmatamento que ameaça o Parque Indígena do Xingu. A área verde conta com 2,8 milhões de hectares, e está localizada na região nordeste do Estado do Mato Grosso, porção sul da Amazônia brasileira.

De acordo com os consultores, um grave problema já foi diagnosticado e ameaça o ressecamento das florestas e ameaça os 16 povos indígenas que habitam o Parque, que juntos somam mais de 6 mil indivíduos, segundo levantamento feito em 2009 pela Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

O “abraço da morte”, termo utilizado pelo consultor, revela a situação do entorno do Parque e suas áreas limítrofes. O constante desmatamento e as areas devastadas por queimadas associadas à formações de lavouras e pastagens são as principais ameças, assista ao depoimento:

Tags: , , , , , , , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.