O Parque Indígena do Xingu e o “abraço da morte”
Beto Ricardo, juntamente com Márcio Santilli, nossos consultores para o documentário Poder, nos propõe um questionamento acerca do desmatamento que ameaça o Parque Indígena do Xingu. A área verde conta com 2,8 milhões de hectares, e está localizada na região nordeste do Estado do Mato Grosso, porção sul da Amazônia brasileira.
De acordo com os consultores, um grave problema já foi diagnosticado e ameaça o ressecamento das florestas e ameaça os 16 povos indígenas que habitam o Parque, que juntos somam mais de 6 mil indivíduos, segundo levantamento feito em 2009 pela Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.
O “abraço da morte”, termo utilizado pelo consultor, revela a situação do entorno do Parque e suas áreas limítrofes. O constante desmatamento e as areas devastadas por queimadas associadas à formações de lavouras e pastagens são as principais ameças, assista ao depoimento:
Tags: Beto Ricardo, florestas, Funasa, índios, Márcio Santilli, Mato Grosso, Parque Indígena do Xingu, Pílula, queimadas
Deixe seu comentário!