Home » Cultura, Depoimentos

O que caracteriza o ser humano

17 janeiro 2011 17.347 visualizações Sem comentários

Muitos significados existem para o termo Cultura. A versão mais popular certamente diz respeito ao conjunto de conhecimentos e informações que adquirimos diariamente.

Já do ponto de vista antropológico, cultura pode ser o que caracteriza uma sociedade, compreende o seu idioma, costumes, religiões, etnias, e até mesmo padrões estéticos, como na diferenciação entre povos orientais e ocidentais. Mas sem chegar a um consenso, pois trata-se de um processo acumulativo.

A agricultura também se apodera do mesmo termo para designar a ação, processo ou o resultado de cultivar a terra, ou no conjunto de atividades para a criação de plantas e animais.

Mas como caracterizar o ser humano como um ser social, que vive e sempre viveu em grandes ou pequenas comunidades, fadado a regras e instituições? Acompanhe um trecho do depoimento do consultor Eduardo Viveiros, para o documentário Cultura, da Série Somos um Só:

Tags: , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.