Educação ambiental e o seu papel transformador
Atualmente muitos caminhos podem nos auxiliar para que possamos buscar na educação um papel mais coletivo dentro da sociedade que queremos, com mudanças significativas na qualidade de vida, com uma visão mais integradora, não excludente, de uma sociedade mais participativa e colaborativa.
Na visão de Isis de Palma, consultora para o documentário Educação, primeiramente precisamos buscar quais são os valores que já estão empregados nesta sociedade e quais são os valores que queremos modificar, pensando em uma sociedade feliz, sustentável e inclusiva.
Para que isso aconteça é preciso puxar uma linha da responsabilidade, buscar entender o que é, e de quem é essa responsabilidade. Esta, precisa ser compartilhada e não é igual para todos, depende do poder e do conhecimento, quanto maiores, maior a responsabilidade de cada indivíduo, mas não isenta aos que detém menor conhecimento de também atuar nessa responsabilidade.
Se queremos um planeta feliz e bom para todos, precisamos atuar nas pequenas causas, como um vizinho que desperdiça água lavando sua calçada, desperdiçando recursos finitos como a água, com uma visão apenas do direito de consumo, de se sentir no direito de empregar determinados recursos apenas porque está pagando por ele.
Mas de onde parte essa educação?
Essa educação está na escola mas também fora dela. É uma educação em que o poder público tem a responsabilidade de oferecer junto dos educadores, mas é também uma educação dentro da sociedade, onde as instituições precisam unir forças para que todos os indivíduos assumam em conjunto essa responsabilidade.
Tags: Educação, educação ambiental, Isis de Palma
Deixe seu comentário!