Home » Depoimentos, Poder, Vídeo

Mudança de escalas – Beto Ricardo

19 agosto 2010 2.000 visualizações Sem comentários


Do latim potere, poder é o direito exercer autoridade, a soberania e a posse do domínio. Foi o poder que demarcou a reserva do parque do Xingu em 1961.

Beto Ricardo, um dos nossos consultores para o documentário Poder, – juntamente com Márcio Santilli – fala sobre o “abraço da morte” que o desmatamento está infligindo na reserva. As áreas devastadas se aproximam mais e mais das áreas limítrofes do Xingu, ressecando a área verde do parque.

As cabeceiras dos rios que não conseguiram ser incluídas dentro dos limites do parque agravam o problema. A água do parque sofre riscos de contaminação pela agropecuária externa ao parque e resíduos.

Hoje não é possível apenas pensar em micro-escala e resolver problemas pontualmente, ignorando as unidades que estão em comunicação com uma área. É preciso rever e ampliar os métodos com base no socioambientalismo e uma solução é pensar em macro-escala.

O Instituto Socioambiental (ISA) mantém uma série de dados, matérias e estudos sobre o parque, que podem ser consultados livremente pela internet. O site você encontra no fim desse post.

A informação é o primeiro estágio de qualquer modificação.

O parque tem sido alvo de diversas reportagens. O Jornal Nacional publicou uma no fim de julho desse ano.

“Equacionar soluções compartilhadas que tenham base técnica, mobilização social e viabilidade política” – uma série de fatores que podem ser alinhados com esforço e informação.

O quanto as medidas de poder influenciam o triunfo de uma área verde, sua sobrevivência ou sua deterioração em um passo lento ou rápido? São essas medidas que precisam estar em constante revisão e melhoramento para garantir que o planeta possa assegurar a nossa existência.

Quantos problemas resolvidos apenas em escalas pequenas escondem um quadro bem mais complexo e problemático se vistos através de escalas maiores?

——————————————————–

http://www.socioambiental.org/

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/07/no-parque-do-xingu-areas-devastadas-sao-totalmente-recuperadas.html

Tags: , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.