Lírio Ferreira – Diretor – Documentário Espiritualidade
Lírio Ferreira nasceu em Recife no ano da graça de 1965. Apesar de ser graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, começou a se interessar por cinema ainda na faculdade onde, na ocasião exerceu a assistência de direção tanto de Paulo Caldas no filme O BANDIDO DA SÉTIMA LUZ, quanto de Cláudio Assis no filme HENRIQUE.
Depois de dirigir um programa chamado NO AR para a TV PERNAMBUCO e alguns curtas experimentais em vídeo, lança em 1992 o seu primeiro curta-metragem em película chamado O CRIME DA IMAGEM que acabou ganhando o prêmio TV BANDEIRANTES/BANCO DO BRASIL de melhor curta metragem do ano de 1993. Em 1994, se junta a Amin Stepple Hiluey e realiza o curta THAT’S A LERO-LERO que acaba premiado nos Festivais de Brasília e Gramado.
Após vinte anos sem produzir um filme de longa-metragem, Pernambuco é reintroduzido na geografia cinematográfica brasileira de longas-metragens com o filme BAILE PERFUMADO dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, além de ter ganho o prêmio de melhor filme no Festival de Brasília de 1996, também foi agraciado pelo IBEU como o melhor filme brasileiro daquele ano. BAILE PERFUMADO – um filme de cangaço – viaja o mundo e torna-se um dos filmes mais marcantes da chamada retomada do cinema brasileiro.
Depois de dirigir videoclipes musicais para inúmeros artistas nacionais como Otto, Chico Science e Nação Zumbi, Paralamas do Sucesso, Zé Ramalho, Adriana Calcanhoto, Kid Abelha, Daniela Mercury, Alceu Valença, Reginaldo Rossi, Chitãozinho e Xororó, Afroreggae, entre outros, Lírio Ferreira dirigiu em 2005, ÁRIDO MOVIE, que acaba sendo selecionado para o Festival de Veneza na Mostra Horizontes.
Junto com um assíduo colaborador de outros filmes, Hilton Lacerda, lança em 2007, CARTOLA sobre o inesquecível compositor carioca. O filme acaba sendo o documentário mais visto no Brasil naquele ano. Dirigiu em 2008 o documentário O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS e com o filme viaja e leva o baião para todos os cantos do mundo, sendo premiado nos festivais de cinema de Los Angeles, Roma, Montevideo, entre outros.
Em 2011, pretende retornar ao universo ficcional com SANGUE AZUL e costuma dizer que está com saudade de ver gente no set se bulindo na sua frente em referência aos atores com quem gostaria de trabalhar.
FILMOGRAFIA
BAILE PERFUMADO / 1996 / LONGA-METRAGEM
ÁRIDO MOVIE / 2005 / LONGA-METRAGEM
CARTOLA / 2006 / LONGA-METRAGEM
O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS / 2008 / LONGA-METRAGEM
O CRIME DA IMADEM / 1992 / CURTA-METRAGEM
THAT’S A LERO-LERO / 1995 / CURTA-METRAGEM
SÍSTOLES E DIÁSTOLES / 1992 / CURTA-METRAGEM
DUOELO / 1992 / CURTA-METRAGEM
O ELÁSTICO / 1992 / CURTA-METRAGEM
ASSOMBRAÇÕES DO RECIFE ANTIGO (ep.) / 2000 / CURTA-METRAGEM
INCLUSIVE / 2009 / CURTA-METRAGEM
Tags: Espiritualidade, Lírio Ferreira
Deixe seu comentário!