Home » Diretores

Lírio Ferreira – Diretor – Documentário Espiritualidade

19 agosto 2010 3.815 visualizações Sem comentários


Lírio Ferreira nasceu em Recife no ano da graça de 1965. Apesar de ser graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, começou a se interessar por cinema ainda na faculdade onde, na ocasião exerceu a assistência de direção tanto de Paulo Caldas no filme O BANDIDO DA SÉTIMA LUZ, quanto de Cláudio Assis no filme HENRIQUE.

Depois de dirigir um programa chamado NO AR para a TV PERNAMBUCO e alguns curtas experimentais em vídeo, lança em 1992 o seu primeiro curta-metragem em película chamado O CRIME DA IMAGEM que acabou ganhando o prêmio TV BANDEIRANTES/BANCO DO BRASIL de melhor curta metragem do ano de 1993. Em 1994, se junta a Amin Stepple Hiluey e realiza o curta THAT’S A LERO-LERO que acaba premiado nos Festivais de Brasília e Gramado.

Após vinte anos sem produzir um filme de longa-metragem, Pernambuco é reintroduzido na geografia cinematográfica brasileira de longas-metragens com o filme BAILE PERFUMADO dirigido por Lírio Ferreira e Paulo Caldas, além de ter ganho o prêmio de melhor filme no Festival de Brasília de 1996, também foi agraciado pelo IBEU como o melhor filme brasileiro daquele ano. BAILE PERFUMADO – um filme de cangaço – viaja o mundo e torna-se um dos filmes mais marcantes da chamada retomada do cinema brasileiro.

Depois de dirigir videoclipes musicais para inúmeros artistas nacionais como Otto, Chico Science e Nação Zumbi, Paralamas do Sucesso, Zé Ramalho, Adriana Calcanhoto, Kid Abelha, Daniela Mercury, Alceu Valença, Reginaldo Rossi, Chitãozinho e Xororó, Afroreggae, entre outros, Lírio Ferreira dirigiu em 2005, ÁRIDO MOVIE, que acaba sendo selecionado para o Festival de Veneza na Mostra Horizontes.

Junto com um assíduo colaborador de outros filmes, Hilton Lacerda, lança em 2007, CARTOLA sobre o inesquecível compositor carioca. O filme acaba sendo o documentário mais visto no Brasil naquele ano. Dirigiu em 2008 o documentário O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS e com o filme viaja e leva o baião para todos os cantos do mundo, sendo premiado nos festivais de cinema de Los Angeles, Roma, Montevideo, entre outros.

Em 2011, pretende retornar ao universo ficcional com SANGUE AZUL e costuma dizer que está com saudade de ver gente no set se bulindo na sua frente em referência aos atores com quem gostaria de trabalhar.

FILMOGRAFIA

BAILE PERFUMADO / 1996 / LONGA-METRAGEM

ÁRIDO MOVIE / 2005 / LONGA-METRAGEM

CARTOLA / 2006 / LONGA-METRAGEM

O HOMEM QUE ENGARRAFAVA NUVENS / 2008 / LONGA-METRAGEM

O CRIME DA IMADEM / 1992 / CURTA-METRAGEM

THAT’S A LERO-LERO / 1995 / CURTA-METRAGEM

SÍSTOLES E DIÁSTOLES / 1992 / CURTA-METRAGEM

DUOELO / 1992 / CURTA-METRAGEM

O ELÁSTICO / 1992 / CURTA-METRAGEM

ASSOMBRAÇÕES DO RECIFE ANTIGO (ep.) / 2000 / CURTA-METRAGEM

INCLUSIVE / 2009 / CURTA-METRAGEM

Tags: ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.