Home » Depoimentos, Espiritualidade, Vídeo

Capacidade de Cuidar – Mario Sergio Cortella

5 julho 2010 12.205 visualizações Sem comentários

Mario Sergio Cortella, nosso consultor para o documentário Espiritualidade, joga luz na ideia de capricho e fertilidade.

Fertilidade vem do latim felix – que também compartilha paralelo com a palavra felicidade. Cortella nos diz que o conceito de fertilidade não é apenas “reproduzir outros humanos”, mas vai além para significar “impedir que a vida cesse”.

Retomando no vídeo o filme Dersu Uzala, do diretor japonês Akira Kurosawa, Cortella cita “E as outras pessoas quando chegarem – como elas farão?”.  A provocação nos atinge em cheio: estamos gastando mais do que o planeta pode aguentar, sem cuidar dos próximos. Não estamos em afinidade com o significado de “fertilidade” ainda.

É aqui que entra o conceito de capricho. E a definição de Cortella vem como um caminho que pode ser seguido por todos. O capricho está ao alcance. É a recusa da mediocridade. E o que é mediocridade senão aquele que podendo fazer o melhor, se recusa. Fazer o melhor que se pode nas condições que você tem pode ser traduzido como capricho.

A capacidade de cuidar do planeta ganha força com o caminho da Espiritualidade – aquilo que sopra vida; que faz com que aja anima – animação – animal – aquilo que tem vida.

Aqui entra a palavra felix novamente, dessa vez brincando com a palavra felicidade. Feliz+cidade, por aglutinação, remete a uma existência coletiva que seja feliz. Através dessa construção poderemos chegar ao que Cortella propõe como fertilidade.

Cortella termina citando Benjamin Disraeli “A vida é muito curta para ser pequena” como um fragmento que se integra perfeitamente com a noção de fertilidade e capricho.

Cada um tem como potencialidade fazer o melhor que pode nas condições que tem para evitar que a vida cesse. E isso – isso é o que importa para não apequenar a vida.

E a sua vida – de que tamanho ela está agora? O quanto ela pode ser maior?

Dersu Uzala:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dersu_Uzala

http://www.imdb.com/title/tt0071411/

Benjamin Disraeli

http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamin_Disraeli

Tags: , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.