Home » Depoimentos, Educação, Vídeo

“Somos todos educadores” – Isis de Palma

23 junho 2010 2.864 visualizações Sem comentários

Isis de Palma, nossa consultora para o documentário Educação, propõe esse conceito de forma colaborativa. O papel das instituições ainda é fundamental, mas não é o único caminho, é?

“Somos todos educadores”, por isso, hoje não dá mais para dizer que temos que aprender apenas dentro das escolas.

Dá para juntar coisas legais como surfe e sustentabilidade, como fez João Malavoltta, que já surfa há quase 20 anos. Ele procurava ondas em lugares e paisagens diferentes. Isso fez aumentar o sentimento de cuidar daquilo que se gosta tanto que ele ajudou a fundar a ONG ECOSurfi.

Hoje eles trabalham com 36 escolas em 9 cidades em um projeto para formação de professores. O sentimento de cuidar daquilo que se gosta cresceu para ensinar – e aprender com – mais pessoas.

A responsabilidade hoje é individual e coletiva. E o Brasil foi um dos primeiros a entrar nessa onda. Nós fomos o primeiro país a adotar medidas como o Tratado da Educação Ambiental, a Carta das Responsabilidades Humanas e a Carta da Terra.

Seja um grupo pequeno de pessoas ou um país inteiro, tudo começa com uma simples tomada de decisão que vai crescendo e empolgando mais e mais pessoas.

Isis diz que chegamos num ponto de transvaloração. Essa mudança de valores quem protagoniza é a gente. Todo mundo tem esse sentimento de cuidar do que gosta. E você? Gosta do quê? Já pensou que isso pode crescer mais e mais? Basta você encher o peito e defender o que sente que é importante.

Tudo começa com o primeiro passo. Então, aproveite: depois dos links, ta aí embaixo um espaço para você ir esquentando e dizer o que pensa.

ONG ECOSurfi

http://www.ecosurfi.org/

Tratado da educação ambiental

http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf

Carta das Responsabilidades Humanas

http://interconexao.files.wordpress.com/2008/06/cartadasresponsabilidadeshumanas.pdf

Carta da Terra

http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html

Afinal, se somos todos educadores, o que você tem para ensinar e aprender com o mundo?

Tags: , ,

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live Assine o RSS

Deixe seu comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode assinar esses comentários via RSS.

O uso de Gravatar está habilitado. Para ter seu próprio avatar, por favor se registre em Gravatar.