“Somos todos educadores” – Isis de Palma
Isis de Palma, nossa consultora para o documentário Educação, propõe esse conceito de forma colaborativa. O papel das instituições ainda é fundamental, mas não é o único caminho, é?
“Somos todos educadores”, por isso, hoje não dá mais para dizer que temos que aprender apenas dentro das escolas.
Dá para juntar coisas legais como surfe e sustentabilidade, como fez João Malavoltta, que já surfa há quase 20 anos. Ele procurava ondas em lugares e paisagens diferentes. Isso fez aumentar o sentimento de cuidar daquilo que se gosta tanto que ele ajudou a fundar a ONG ECOSurfi.
Hoje eles trabalham com 36 escolas em 9 cidades em um projeto para formação de professores. O sentimento de cuidar daquilo que se gosta cresceu para ensinar – e aprender com – mais pessoas.
A responsabilidade hoje é individual e coletiva. E o Brasil foi um dos primeiros a entrar nessa onda. Nós fomos o primeiro país a adotar medidas como o Tratado da Educação Ambiental, a Carta das Responsabilidades Humanas e a Carta da Terra.
Seja um grupo pequeno de pessoas ou um país inteiro, tudo começa com uma simples tomada de decisão que vai crescendo e empolgando mais e mais pessoas.
Isis diz que chegamos num ponto de transvaloração. Essa mudança de valores quem protagoniza é a gente. Todo mundo tem esse sentimento de cuidar do que gosta. E você? Gosta do quê? Já pensou que isso pode crescer mais e mais? Basta você encher o peito e defender o que sente que é importante.
Tudo começa com o primeiro passo. Então, aproveite: depois dos links, ta aí embaixo um espaço para você ir esquentando e dizer o que pensa.
ONG ECOSurfi
Tratado da educação ambiental
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf
Carta das Responsabilidades Humanas
http://interconexao.files.wordpress.com/2008/06/cartadasresponsabilidadeshumanas.pdf
Carta da Terra
http://www.cartadaterrabrasil.org/prt/text.html
Afinal, se somos todos educadores, o que você tem para ensinar e aprender com o mundo?
Tags: Educação, Isis de Palma, Pílula
Deixe seu comentário!